HELLO

“Hello” foi lançado como single principal do terceiro álbum de Adele, 25. lançado em 23 de outubro de 2015. A música foi escrita por Adele e Greg Kurstin. “Hello” foi exibido pela primeira vez em um trecho de 30 segundos durante o The X Factor no Reino Unido em 18 de outubro de 2015. A música é seu primeiro lançamento desde “Skyfall” em 2012 e marca seu retorno à música após um hiato de três anos.

“A música é sobre ferir os sentimentos de alguém mas também é sobre tentar ficar sã, mas algumas vezes é difícil de ser”, ela explica. “É sobre uma saudade para o meu outro lado. Quando estou longe, eu sinto muita falta de casa. O que o sinto quando eu não estou na Inglaterra, é…” ela pausa, “desespero. Não consigo respirar em qualquer outro lugar.” Por quê? “Não sei. Eu sou tão apegada à minha vida aqui. Eu fico nervosa quando estou perdendo algumas coisas. Então ‘Hello’ é sobre querer estar em casa e conversar com todos que feri – inclusive eu – me desculpar.”

– Adele em entrevista a i-D Magazine, 2015 (confira completa aqui).

A música recebeu críticas positivas do críticos de música que a compararam favoravelmente aos seus lançamentos anteriores. O videoclipe foi lançado também em 23 de outubro e quebrou o Vevo Record anterior, alcançando mais de 23,2 milhões de visualizações em um período de 24 horas. O vídeo foi dirigido por Xavier Dolan e co-estrelado por Adele e Tristan Wilds.

A música ganhou os prêmios de Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Pop Solo no Grammy Awards de 2017.

ESCRITA E COMPOSIÇÃO

Adele escreveu “Hello” com Greg Kurstin em Chiswick, Londres. Kurstin lidou com a maior parte da instrumentação da música, incluindo baixo, guitarra, piano e teclados, embora Adele seja creditada como baterista na faixa. Em conversa com Jenny Eliscu, da SiriusXM, Adele revelou que a colaboração com Kurstin a ajudou a superar o bloqueio de compor:

“Essa música foi um grande avanço para mim nas minhas composições, porque tinha sido bem lenta até esse ponto,me senti um pouco de boba cantando ‘Hello… It’s me’, mas imediatamente amei o verso.

Em uma entrevista à BBC Radio 2, Adele falou sobre a inspiração por trás da música: “Ainda não estou tendo contato com muitas pessoas que gostaria de ter, eu queria falar com elas, então escrevi uma música para que eles pudessem me ouvir e saber que eu ainda os amo muito – todos eles, e todos têm grandes partes em minha vida.” Ela expandiu ainda mais isso com Carson Daly, afirmando:

“Hello” é uma espécie de desejo e curiosidade pelo meu passado e por todos que nele estão. Literalmente, todo mundo em qualquer capacidade que já esteve na minha vida, desde a família até os amigos e as pessoas que conheci aleatoriamente em algum momento. Então, em todos os níveis. Muitas pessoas pensam que estou cantando para um ex-namorado por causa do meu último álbum, mas é em uma escala muito maior do que isso. É um grande “Olá” para mim. É um alô para meus fãs também. Eu acho que as pessoas pensaram que eu sumi. Eu estou viva, eu consegui. Eu não rachei sob a pressão. É literalmente um telefonema, ‘Olá’.

CLIPE

O videoclipe que acompanha a música foi dirigido pelo ator e diretor canadense Xavier Dolan e lançado em 23 de outubro de 2015. O conceito do vídeo gira em torno de uma mulher recém-falecida chamando uma versão mais jovem de si mesma. Partes do vídeo — principalmente o final na lagoa e a foto dela abrindo os olhos no come. O vídeo se inspira na estréia semi-autobiográfica de Dolan, I Killed My Mother, que foi feita quando Dolan tinha 20 anos. O vídeo foi filmado em uma fazenda no Quebec, Canadá, durante 4 dias em setembro de 2015.

O vídeo é estrelado pelo ator americano Tristan Wilds. De acordo com Dolan, Adele ligou para ele depois de um incidente não especificado de brutalidade policial nos Estados Unidos, sugerindo que um homem caucasiano não seja escolhido como seu interesse amoroso no vídeo. Dolan disse: “Ela estava apenas tipo: ‘estou preocupado com a realidade das tensões entre as autoridades e a comunidade negra, e eu quero enviar uma mensagem lá fora’. Dolan contatou Wilds via Skype e explicou o conceito do vídeo, no qual Wilds concordou em participar. Durante as filmagens, Adele e Wilds foram convidados a improvisar e “tocar” em seus relacionamentos passados, a fim de transmitir as emoções corretas. Dolan também filmou fotos de Adele e Wilds conversando e rindo. O vídeo em tons de sépia mostra Adele tocando a música em uma pequena casa e fora em uma floresta arborizada, intercaladas com cenas dela fazendo um telefonema choroso e flashbacks de um relacionamento passado com o personagem de Wilds.

 

DESEMPENHO

Após três dias do lançamento, a Official Charts Company anunciou que “Hello” havia comercializado cerca de 165.000 cópias no Reino Unido, das quais 156.000 eram downloads. Além disso, o single foi baixado 750.000 vezes nos Estados Unidos, quebrando o recorde de vendas digitais em uma semana, anteriormente realizado pelo single de 2009 de Flo Rida “Right Round”.

“Hello” entrou no topo da parada de singles do Reino Unido entre 30 de outubro – para a semana de 5 de novembro de 2015 – com 333.000 vendas combinadas, das quais 259.000 foram downloads, tornando-se o maior número um na parada em três anos. A música marcou o segundo single número um de Adele no Reino Unido, depois de 2011 com “Someone Like You”. Além disso, “Hello” reproduzida 7,32 milhões de vezes em sua primeira semana, quebrando o recorde anteriormente mantido por “What Do You Mean?”, de Justin Bieber. O single estreou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 em 3 de novembro.

Em 2 de novembro, a Billboard informou que “Hello” foi a primeira música a vender pelo menos 1 milhão de downloads em uma semana. A música também estreou no topo da Billboard Hot 100, sendo apenas a 24ª. É também o quarto nº 1 de Adele na parada, seguidor de “Rolling in the Deep”, “Someone Like You” e “Set Fire to the Rain”. O lançamento de “Hello” ajudou seus álbuns anteriores “21” e “19” a retornarem ao Top 40 da Billboard 200.

DIVULGAÇÕES

Antes do lançamento do 25, Adele fez uma parceria com a Target para promover o álbum. Sete videoclipes curtos foram filmados para diferentes músicas do álbum, a fim de promover um edição especial, incluindo para “Hello”. O vídeo mostra Adele sentada em um sofá em uma sala vazia, cantando uma versão resumida da música. Adele apresentou “Hello” ao vivo pela primeira vez em um especial de uma hora da BBC, “Adele Live in London” foi gravado em 2 de novembro de 2015 e transmitido pela BBC One em 20 de novembro. A música também foi apresentada durante o especial “Adele Live em Nova York”, que foi ao ar em 14 de dezembro. Ela também apresentou a música no 17º NRJ Music Awards em 7 de novembro de 2015 e, posteriormente, no Saturday Night Live em 21 de novembro de 2015. Sua performance no NRJ Music Awards foi lançada mais tarde em seu site oficial e em seu canal Vevo. Além disso, ela apresentou a música ao vivo no Le Grand Show, RTL Television, Skavlan e The X Factor. Adele também apresentou a música durante a festa de lançamento do álbum “25“ no Joe’s Pub em Nova York em 20 de novembro. Uma performance ao vivo de “Hello” no Church Studios, onde ela também gravou o videoclipe de “When We Were Young”, foi lançada e apresenta uma entrevista com Adele falando sobre a música e o álbum. Ela então gravou uma versão de “instrumentos de sala de aula” de Hello com Jimmy Fallon e The Roots, que foi ao ar em 24 de novembro.
A música foi usada como abertura durante a turnê mundial de Adele em 2016 e 2017. Ela também abriu o Grammy com a música em 2017.