ADELE

A renomada Pitchfork, resolveu publicar uma lista em que considera as 200 melhores músicas lançadas nesta década. O grandes hits de Adele como, “Rolling in the Deep” e “Someone Like You” ficaram entre 171ª e 71ª posição respequivamente, ambas do álbum ‘21’, lançado em 2011.

Leia a crítica:

71. Someone Like You

É melhor não se esquecer de se alongar antes de colocar 21 para tocar: o álbum é uma maratona de miséria humana. Adele não só definhou na agonia de um término repentino em seu segundo álbum, mas também encontrou a glória em sobreviver a este término–transformando seus agudos roucos em uma canalização de perplexidade e traição. Depois de se mostrar obcecada, de fantasiar e teorizar ao longo do seu disco, Adele mostrou o quão longe fundo ela foi com a faixa final, “Someone Like You”.

A balada é uma bomba atômica de nostalgia, mas não é permitido vagar em autopiedade. Cantando com gravidade rouca, Adele segura cada nota como um grande desafio para seguir em frente, mesmo quando olha para trás, raramente oscilando em melismas enquanto os arpejos de piano se agitam ao fundo. Ouça “Someone Like You” no abismo do desespero e ela soará como uma corda salva-vidas; ouça de outra forma e será uma medalha para uma batalha bem travada.

171. Rolling in the Deep.

Nos primeiros versão de “Rolling in the Deep”, Adele nos alerta sobre uma explosão e então ela queima tudo ao chão. O lead single do album mega recordista em vendas, 21, a transformou em uma estrela global, e ela quase não fez nada assim desde então. A letra rapidamente deixa de lado a imagem clichê de uma mulher furiosa: ao chegar no pré-refrão, a fervente fúria esfria e é transformada em tristeza, revelando grandes cicatrizes.

A música segue o exemplo – Adele uma vez descreveu a canção como “disco gospel bluesy dark”, que parece como o sub gênero inventado que ela nasceu pra cantar. Seu controle vocal, a maneira que ela permite que o melisma se enrole nos limites de sua voz é como um superpoder que precisava dessa música para se revelar.

Tradução e adaptação: Anderson Junior e Gabriela Teixeira.

error: Este conteúdo pertence ao Portal Adele Brasil. Cópias são proibidas.