Estudo científico elege música de Adele como a “música romântica perfeita”

Escolher a música romântica perfeita é algo que vai variar pelo gosto pessoal de cada um. Porém, Jacob Jolij, professor de Neurociência e Psicologia Cognitiva, a pedido do serviço de streaming de música Spotify, resolveu levar essa difícil escolha para o âmbito da ciência.

E não deu outra: a versão de Adele para “Make You Feel My Love”, de Bob Dylan, foi eleita, com base em fatos científicos, a “música romântica perfeita”. Segundo Jacob Jolij, a fórmula da música romântica perfeita inclui letras sentimentais, um ritmo lento e sincopado, em uma grande nota e com progressão de acordes padrão.

“‘Make You Feel My Love’, você ouve claramente o ritmo sincopado na melodia – é (aproximadamente) UM – e – dois – e – TRÊS – e – quatro – E – UM – e – dois – e – TRÊS – e – quatro – E – UM – e etc.”, explicou Jacob Jolij.

“Você vê que há dois acentos rítmicos bem juntos, repetidos em toda barra. Isso cria a sensação de uma batida de coração relaxada, um som que somos acostumados, já que esse é o som que ouvimos durante nosso período no útero.”

“Alguns pesquisadores acreditam que essa é a razão que esses ritmos tem uma qualidade calmante e relaxante”, concluiu Jacob Jolij.

A pesquisa, apresentada pelo Spotify, elegeu as 14 músicas românticas mais perfeitas, levando em consideração os critérios científicos apontados por Jacob Jolij.

Veja a lista:

1. Make You Feel My Love – Adele
2. Sexual Healing – Marvin Gaye
3. I Will Always Love You – Dolly Parton / Whitney Houston
4. Wonderful Tonight – Eric Clapton
5. Love Me Tender – Elvis
6. Let Her Go – Passenger
7. Unchained Melody – The Righteous Brothers
8. She – Elvis Costello
9. If I Ain’t Got You – Alicia Keys
10. Think Twice – Celine Dion
11. Vision of Love – Mariah Carey
12. Bleeding Love – Leona Lewis
13. If You Don’t Know Me By Now – Harold Melvin & The Blue Notes
14. Un-break My Heart – Toni Braxton