Diferente em todos os aspectos, Adele começou a dominar a música internacional e conquistar até o mais rigoroso dos públicos, o americano, no final de 2010. Com inúmeros recordes em apenas 6 meses, a cantora que vendeu mais álbuns em 2011 e 2012, ganhadora de um Oscar, dá uma parada na carreira para cuidar da vida familiar…

COMO TUDO COMEÇOU

Bem sucedida desde seu álbum de estréia, “19″, lançado em janeiro de 2008, a cantora de “Skyfall” foi a primeira artista a ganhar o prêmio do “Critics’ Choice” do BRIT Awards, um reconhecimento dos críticos de música europeus, e foi nomeada “artista revelação” no mesmo ano pela rede britânica, BBC.

O segundo single do CD, “Chasing Pavements”, chegou à 2ª posição das paradas do Reino Unido. Na época, Adele já conseguia quebrar as barreiras americanas da música e fazer sua estréia na terra do tio Sam com a faixa, chegando à 21ª posição na Billboard, após se apresentar no Saturday Night Live. O álbum estreou em primeiro, recebendo três platinas por suas vendas.

Adele performando ‘Chasing’ junto com o Ben para a BB

21: O ÁLBUM DO SÉCULO 21

Após o fim de um relacionamento desastroso, a cantora entrou em estúdio e pôs todas suas dores, angústias e sentimentos em letras melancólicas e vocais perfeitamente encaixados com instrumentais que misturam Jazz, Blues e R&B. E assim, em dezembro de 2010, Adele lançou “Rolling In The Deep”, primeiro single do álbum ’21′ que já vendeu mais de 11 milhões de cópias digitais em todo mundo.

A faixa colocou a cantora pela terceira vez entre as dez mais da Europa e funcionou como um cometa para sua carreira.“Após começar a divulgação com apresentações e lançamento do clipe, ‘Rolling in the deep” se mostrou poderosa e animou a gravadora, que lançou em seguida “Someone Like You” como segunda música de trabalho, que rapidamente chegou ao topo das paradas depois da apresentação no Brit Awards e por lá permaneceu por várias semanas. A música já vendeu mais de 9,700,000 cópias digitais em todo o globo.

Adele viajou para a América e começou a divulgação pela TV, seguida do lançamento do clipe. Resultados: a música permaneceu em 1º lugar na Billboard por sete semanas seguidas, desbancando Britney Spears, Rihanna, Katy Perry e Lady Gaga, fortes concorrentes no mercado estadunidense.

Em seis meses o álbum se tornou o mais vendido do ano mesmo com lançamentos promissores como “Born This Way”, de Lady Gaga. Os números até o momento chegam perto dos 26 milhões de cópias vendidas mundialmente, marca praticamente inalcançável no mercado atual.

E os recordes não param. A cantora teve o single mais vendido do ano em 2011, o álbum mais vendido do ano, o álbum mais vendido digitalmente da história, a primeira artista ainda viva a ter uma canção e um álbum em #1 ao mesmo tempo na Inglaterra e a primeira em 20 anos a ficar mais de 10 semanas consecutivas em #1 no Reino Unido, com ’21′.

Nada mais do que merecido. Todas as faixas do álbum tem potencial para serem singles com letras profundas, instrumentais impecáveis e a exploração da potência vocal de Adele.

O que mais chama atenção na Adele, é a sua fórmula para o sucesso, a simplicidade. Ela foge de todos os padrões da música atual. Nada de coreografias de tirar o fôlego, superproduções com efeitos especiais em clipe, apelo sexual nas letras ou batida dance para as baladas.

Adele consegue prender todas as atenções e mexer apenas com um microfone, um violão ou piano e o que tem de melhor, sua voz.

ROYAL ALBERT FUCKING HALL

Live at The Royal Albert Hall é o primeiro DVD da cantora, cuja gravação ocorreu no dia 21 de setembro de 2011 no salão de espetáculos Royal Albert Hall em Londres, fazendo parte da turnê mundial Adele Live. Foi lançado no dia 28 de novembro de novembro no Reino Unido em formato DVD/CD.

No dia 30 de novembro de 2011, o DVD debutou na terceira posição na Billboard Top Music Videos com 96 mil cópias vendidas, o maior registro de uma semana para um dvd de música em quatro anos. Após uma semana, Live at Royal Albert Hall tornou-se o dvd de música mais vendido de 2011. Isso faz com que Adele seja a primeira artista na história da Nielsen SoundScan a ter o álbum de estúdio e o álbum de video mais vendido em um mesmo ano.

Nos EUA o DVD já vendeu mais de 1 milhão de cópias, recendendo 9x o disco de platina. Já no Brasil a cantora recebeu 5x o disco de Diamante, foram mais de 625 mil cópias, uma marca impressionante.

SUSTO!

“Eu não tive escolha alguma a não ser me recuperar de forma adequada e plenamente, ou corro o risco de danificar a minha voz para sempre”, disse a cantora em 4 de outubro de 2011 em um comunicado oficial em seu blog.”Eu confio que vocês saibam o quanto isso me entristece, como eu levo o problema a sério e o quão devastada e chateada eu estou com isso.”

No mesmo ano a cantora foi aos EUA, fazer a cirurgia na garganta que ocorreu tudo bem.

VOLTA TRIUNFAL!

Em fevereiro de 2012, todos esperavam a volta da Srtª Adkins aos palcos que ocorreu na 54ª edição do Grammy Awards. Impecável no tapete vermelho da premiação, a cantora que levou todos os prêmios em qual estava concorrendo, performou o hit “Rolling In The Deep”. Podemos dizer que essa foi a melhor performace de t-o-d-a-s de Rolling… Foi de arrepiar, relembre:

No mesmo mês a cantora foi ao Brits apresentar a mesma música (Zzzz…) Poderia ter performado Set Fire To The Rain, que foi o single recém lançado da cantora na epóca.

GRAVIDEZ

“Estou muito feliz em anunciar que Simon e eu estamos esperando nosso primeiro filho. Eu queria que vocês soubessem da notícia direto de mim, obviamente, nós estamos na lua e muito entusiasmados com a notícia, mas por favor respeitem nossa privacidade nesse momento precioso. Sua sempre, Adele xx”

No dia 29 de junho, Adele anunciou sua primeira gravidez com seu namorado Simon Konecki… O anuncio oficial no blog, gerou muita polêmica na mídia e entre os fãs que esperavam que a cantora voltasse em turnê mundial. Angelo Konecki James, nasceu entre 9 e 12 de outubro.

adele-enceinte-et-son-mari

SKYFALL

Em outubro de 2012, Adele lançou a música tema do novo filme da saga de James Bond, 007 – Operação Skyfall, que como o título do filme original também se chama “Skyfall”. A canção foi lançada oficialmente como single em 5 de outubro de 2012, aniversário de 50 anos do lançamento sendo o primeiro single do novo trabalho da cantora desde o lançamento de 21.

A música foi composta por ela e seu colaborador Paul Epworth, que também trabalhou com a cantora no hit “Rolling In The Deep”. “Skyfall” foi gravada no Abbey Road Studios, um dos estúdios de música mais famosos do mundo e contou com uma grande orquestra de 77 músicos.Cerca de 24 horas após o lançamento da música na internet, ela alcançou o número um de downloads do iTunes em 46 países, incluindo Brasil e Portugal…

GLOBO DE OURO, OSCAR

Em janeiro de 2013 Adele voltou aos holofotes. Skyfall conquistou o Globo de Ouro de Melhor Canção Origina!

No mês seguinte a música tornou-se a primeira canção-tema em 50 anos da franquia de James Bond em conquistar o Oscar de Melhor Canção. Aparentemente nervosa no início, a cantora performou o hit que já vendeu mais de 5 milhões de cópias digitalmente.

Novo álbum? Nova turnê mundial? Nova aparição em premiações? Adele no Brasil? Não temos nada a dizer, mas… 2014 será um novo ano!

assista-a-apresentação-de-adele-no-oscar-2013