Adele e One Direction na lista dos britânicos que mais vendem no mundo

Adele e a boyband One Direction são os artistas ingleses que mais vendem discos. Os dois têm três dos cinco álbuns mais vendidos no ano passado, em todo o mundo, numa lista onde também aparecem no Top 20 os britânicos Rod Stewart, Mumford & Sons, Led Zeppelin, Ed Sheeran e Emeli Sandé.

>O disco “21” de Adele tornou-se no mais vendido no mundo pelo segundo ano consecutivo, tendo sido o primeiro disco a conseguir tal feito. Os One Direction foram os terceiros e quartos mais vendidos no ano passado com os álbuns “Up All Night” e “Take Me Home”, respectivamente.

Em 2012 os álbuns de artistas britânicos foram os responsáveis por 13,3% das vendas mundiais de discos, contra os 12,6% do ano anterior.Com estes números, o primeiro-ministro inglês, David Cameron, disse, em entrevista à BBC, que o Governo vai continuar a apoiar as indústrias criativas: “Devemos estar muito orgulhosos por ver a nossa indústria musical a fortalecer-se cada vez mais. Os nossos artistas são ouvidos no mundo inteiro e por isso vamos continuar a dar apoio à criação de empregos nesta área e gerar oportunidades que contribuam para a economia.”

De referir, ainda, que um em cada sete discos vendidos nos Estados Unidos, o maior mercado musical do mundo, é de artistas britânicos. Na Grã-Bretanha, 52% dos álbuns vendidos são de artistas do país.Aqui fica uma lista dos discos mais vendidos no mundo entre 2007 e 2012:

2012 – Adele “21”
2011 – Adele “21”
2010 – Eminem “Recovery”
2009 – Susan Boyle “I Dreamed A Dream”
2008 – Coldplay “Viva La Vida”
2007 – Amy Winehouse “Back To Black”