“19”: entenda Daydreamer, Best For Last, Chasing Pavements e Cold Shoulder

A voz marcante é a primeira coisa que chama a atenção em Adele, jovem cantora e compositora inglesa que despontou no ano passado com canções intimistas, cuja sonoridade pop, acrescida de elementos do jazz contemporâneo e efeitos modernos, a levaram a atingir o primeiro lugar nos ‘charts’ britânicos.

Quando Adele foi questionada por que decidiu batizar o álbum de “19”, respondeu que não teve outras ideias de título. Por fim, ela escolheu 19 porque sentia que o álbum representava “bem” a sua idade.

Entenda agora pela própria Adele, cada música do primeiro álbum da cantora:

Daydreamer

Faixa de abertura, a canção acústica folk de grande beleza.  O começo é tranquilo. A voz suave de Adele é acompanhada apenas por um violão calmo. A música é tão doce que faz o ouvinte sonhar acordado (como sugere o título) enquanto acompanha a letra tocante sobre o homen ideal.

A canção foi inspirada em uma história que ela viveu, quando se apaixou por um homem sem perceber que ele era bissexual. “Eu não tinha problema com isso”, confessa, “mas sou ciumenta e não posso lutar contra meninas e meninos. Quando lhe contei isso, ele falou para eu não me preocupar. Duas horas depois, ele estava beijando meu melhor amigo gay na casa ao lado”.

Best for Last

O tema melancólico continua no primeiro verso da segunda faixa, “Best for Last”. Ela começa com a esperança de que seu homem seja um amante perfeito, que tenha jeito com as palavras. Esse desejos logo são interrompidos no segundo verso, quando ela revela que o homem a usou e que ela não acreditava mais que ele ficará por perto por muito tempo.

Ao longo dessa canção simples, com toque de jazz e gospel e pano de fundo minimalista, ela passeia entre o sonho de ter um romance ideal e a dura realidade de que não encontrará o que procura nesse homem. Funciona bem. Muitas mulhers – e até alguns homens – se identificarão com as duas versões do romance. As esperanças são destruídas, mas de certa forma se renovam.

Chasing Pavements

Para ajudá-la a afastar a tristeza, ela pôde se concentrar no lançamento de seu segundo single. É um título curioso para uma música. Talvez até estranho, como Adele admitiu. “Não faz sentido, não é? ‘Chasing Pavements’ fala sobre procurar um rapaz – mesmo que você saiba que algo vai dar errado, você quer muito que dê certo, por isso não desiste. Não posso escrever sobre o drama de outras pessoas, tampouco posso glomorizar um forno micro-ondas ou qualquer coisa assim, por isso acabo escrevendo sobre coisas que vivi.”

Ela brigou com o namorado em uma boate e se viu descendo a rua de madrugada. “Não havia ninguém me seguindo e eu não estava seguindo ninguém. Eu só estava fugindo. Eu me lembro de ter dito a mim mesma “Você está perseguindo uma calçada vazia”. É uma metáfora. É impossível perserguir uma calçada, mas eu estava. Por ser um título que chama a atenção, havia muito por trás ainda que alguns ouvintes pensassem que ela estava cantando “Chasing Payment” (Perseguindo o pagamento).

Cold Shoulder

É aqui que o álbum ganha um toque musical maior, o que faz sentido, uma vez que o produtor é o lendário Mark Ronson. Na letra e no tema, o álbum passa a ganhar vida. Depois de começar de modo melancólico e de apresentar elementos de dor e leve frustração, Adele se torna rebelde e desafiadora
Apoiada por uma banda completa num funk bem aprumado, ela repreende seu homem por oferccer-lhe seu ombro frio e por banhá-la com palavras que cortam.

Também canta que, quando seu homem olha pra ele, ela gostaria de ser outra na vida dele. Ao mesmo tempo, ele rechaça a ideia de que esteja imaginando coisas, Apesar de reconhecer que ele pode não estar satisfeito no relacionamento, acrescenta que está começando a se sentir da mesma maneira. É a realidade de uma mulher que viu seu homem como ele é. Ela também reconhece as próprias falhas e percebe que agiu como tola diversas vezes, mesmo diante de provas cabais do comportamento inadequado dele.

Amanhã divulgaremos mais 4 analises pela própria Adele, das músicas Crazy For You, Melt My Heart To Stone, First Love e Right As Rain.

Todas essas analises foram retiradas da biografia não oficial da Adele.

COMPARTILHE!